21 de fevereiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Castramovél retorna as atividades com mais de 40 procedimentos agendados

De acordo com a equipe responsável pelo cadastro, o objetivo é realizar o procedimento de castração em mais de três mil animais durante o ano de 2020...

Foto: SOT

Nesta sexta-feira (31), o ônibus do Castramóvel ficará estacionado no Estádio Olímpico Regional, para retomar os atendimentos nos bairros de Cascavel. O centro cirúrgico sob rodas é totalmente equipado para oferecer um tratamento de qualidade e de excelência aos pets e sem nenhum custo à população. Neste ano, mais de 130 animais já passaram pela cirurgia no Castramóvel. De acordo com a equipe responsável pelo cadastro, o objetivo é realizar o procedimento de castração em mais de três mil animais durante o ano de 2020. Ainda conforme eles, esse número seria decorrente nos próximos anos.

O objetivo é fazer a castração de 50 animais, entre cães e gatos apenas do sexo masculino, as fêmeas das espécies, são cadastradas e encaminhadas para as clinicas credenciadas. A ação tem como objetivo atender as famílias, dos bairros: Santa Cruz, Santo Onofre, Esmeralda Alto Alegre entre outros próximo ao Estádio.

Quem pode levar o animalzinho para realizar o procedimento:

As pessoas que tem o direito são as que realizam um cadastro no CadÚnico, e possuem um animal ou mais, resgatado sob seus cuidados. Os beneficiados já estão previamente agendados. Não haverá abertura de novas vagas por enquanto.  

De acordo com o gerente de vida silvestre e bem-estar animal, Rodrigo Ribeiro, o trabalho terá o reforço de alunos de Medicina Veterinária e seguirá todas as medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19. “Será de forma organizada, respeitando todas as medidas de segurança para a proteção de pessoas. Será obrigatório o uso de máscara e haverá um controle bem rigoroso”, pontua.

Seguindo a resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária, o Castramóvel conta com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros, tudo para garantir a segurança e o bem-estar do animal.

Os benefícios para o animal

Além do controle populacional, a castração é uma questão de saúde pública, uma vez que alguns dos cães podem transmitir doenças para os humanos. Para o animal, a castração também traz benefícios, para as fêmeas, por exemplo, há redução quase 100% a chance de desenvolver neoplasias mamárias. Quanto aos machos, há o controle de agressividade. No geral, há um aumento de longevidade e prevenção de doenças.

Orientações para levar os animais:

- Animal de banho tomado;

- Sem pulgas ou carrapatos;

- Jejum sólido (comida) por 12 horas;

- Jejum líquido (água) por 3 horas.

SAMUCÃO - Pensando no bem estar dos cães e gatos e nos atendimentos de urgência e emergência, o governo municipal tem trabalhado na criação do Samucão.

“É um trabalho inédito. O Samucão será um serviço de atendimento de urgência de animais de rua ou animais de pessoas que comprovadamente não possuem condições de arcar com esses gastos. Para isso, será feito um credenciamento com hospitais, clínicas e instituições de ensino superior da cidade para atender esses procedimentos de média e alta complexidade”, detalha o gerente de bem estar animal e vida silvestre, Rodrigo Ribeiro, que, adianta que os cidadãos poderão acionar o serviço pelo 156 quando estiver em pleno funcionamento.

Em relação aos procedimentos de baixa complexidade, a equipe técnica do município, formada de médicos veterinários e estagiários, realizarão os atendimentos.

Por: SOT/Via: Redação/Viamar Henrique Mondadori - Foto: Luiz Felipe Max - Foto: SOT

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .