Cascavel

É tempo de criar oportunidades para uma renda extra no Natal

Com pequenas ideias bem administradas, empreender de forma temporária pode se torna...

22 nov 24 - 15h23 Redação SOT
É tempo de criar oportunidades para uma renda extra no Natal

Enquanto as promoções da Black Friday agitam o comércio, muitos já estão mirando no que vem a seguir: o Natal. Reconhecida como a melhor época do ano para quem deseja empreender, esta temporada não é apenas uma oportunidade de gerar renda extra, mas também de dar os primeiros passos em um negócio que pode se tornar definitivo.

Para aqueles que têm boas ideias, mas ainda não sabem como transformá-las em resultados concretos, a AMIC (Associação das Micro e Pequenas Empresas) oferece suporte especializado. Consultorias práticas, ferramentas estratégicas e capacitações estão disponíveis para ajudar pequenos e médios negócios a prosperar o ano todo.

“O Natal é mais do que um período de vendas intensas. É uma data que oferece uma chance de começar algo novo com planejamento e estratégia. Na AMIC, estamos de portas abertas o ano todo para apoiar nossos associados e também quem está querendo empreender pela primeira vez”, afirma o presidente da AMIC, Jovane dos Santos Borges.

Como o empreendedorismo sazonal pode ser o início de uma trajetória lucrativa, o segredo está no planejamento, e para isso a AMIC conta com parceiros como o Sebrae, que oferece consultorias gratuitas no ponto de apoio localizado na sede. “Começar com este suporte faz toda a diferença”.


Não subestime o potencial de sua ideia

Mesmo começando como algo temporário, a dica é nunca descartar a possibilidade de transformar uma ideia passageira em um negócio sustentável e escalável. É o que orienta a consultora do Sebrae/PR, Danieli Clemente Doneda. “Um negócio que inicialmente parece ser temporário, pode se tornar definitivo. Para isso, o empreendedor precisa avaliar se ele está alinhado ao seu perfil, se ele tem interesse em formalizar a atividade caso ela avance além do esperado e crescer de forma estruturada”, detalha.


Como começar?

Transformar um projeto em realidade vai além do entusiasmo. É necessário planejamento. Danieli aconselha que o empreendedor se pergunte qual problema seu produto ou serviço resolve para o cliente. Isso porque, entender a necessidade do consumidor é o ponto de partida para criar algo que se destaque no mercado e conquiste clientes em meio à concorrência.

Além disso, o perfil do empreendedor é determinante para o sucesso. “Gostar da atividade que está pensando em desenvolver é fundamental. Ter habilidades para trabalhar nessa área também. Pergunte-se: estou preparado para investir em uma boa comunicação e formalizar este negócio para emitir notas fiscais e alcançar mais clientes caso meu produto seja aprovado?”, questiona Danieli.


Dicas práticas para iniciar

Planejamento financeiro: Organize o capital de giro, faça uma projeção de vendas e esteja preparado para adquirir estoque suficiente.

Gestão de equipe: Avalie a necessidade de contratar pessoas para produção, vendas e entregas.

Comunicação eficiente: Divulgue seu negócio de forma clara e atrativa, utilizando redes sociais e outras plataformas.

Prepare-se para o sucesso: Um negócio bem planejado pode superar expectativas, por isso é essencial estar pronto para atender toda a demanda sem comprometer a qualidade. Cuide para não deixar clientes insatisfeitos por não conseguir atender à procura.

“E no mais, o Sebrae é um parceiro,  junto com a AMIC, para planejar e analisar a viabilidade de uma nova ideia de negócio, com tempo para que a decisão seja estruturada de tal forma que os riscos sejam ao máximo amenizados e o sucesso mais garantido”, garante Danieli.


Participe da Jornada de Natal!

Uma forma prática de começar a transformar ideias em realidade é participando da Jornada de Natal, promovida pela AMIC. A capacitação foi desenvolvida para ajudar empreendedores a se prepararem para alavancar as vendas deste período natalino e conquistar clientes durante a época mais movimentada do comércio. 

A “Jornada” será realizada de 25 a 29 de novembro, das 19h às 20h30, com conteúdos exclusivos em encontros online pelo WhatsApp, além de uma aula ao vivo. E tudo isso, de forma gratuita. Para garantir acesso basta confirmar a inscrição com o setor de eventos da AMIC, pelo número (45) 99859-0111.

Via: Assessoria Amic Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.