Corbélia recebeu esta semana o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O Selo é entregue pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e reconhece as ações do município ao longo do ano para a promoção da alfabetização. Corbélia recebeu a nota máxima: 100.
A secretária de Educação, Silvia Mara Skottki Pinto comemorou o reconhecimento, e ressaltou que todo o trabalho só foi possível graças ao empenho dos servidores que se dedicaram à coordenação desse trabalho realizado pela equipe.
O prefeito Giovani Miguel Wolf Hnatuw recebeu a notícia com felicidade e parabenizou toda equipe. Segundo ele, ver todo o investimento na educação gerando resultados tão significativos traz um reconhecimento para todo o trabalho e dedicação de todos envolvidos no processo. "Estamos colhendo os frutos de um esforço coletivo, de um planejamento bem estruturado da Secretaria e de um compromisso genuíno de diretores, coordenadores e, especialmente, e professores com a educação de Corbélia.”
O vice-prefeito de Corbélia, Dangelles Decki, também celebrou a conquista e destacou a importância do trabalho conjunto para alcançar esses resultados. "Esse reconhecimento é motivo de orgulho para Corbélia, e de toda nossa gestão municipal. O Selo Ouro mostra que seguimos pelo caminho certo, e que todas as crianças estão recebendo todo cuidado, atenção e também o aprendizado que é necessário. Estamos orgulhosos de todos", afirmou.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, a iniciativa foca na recuperação das aprendizagens de crianças do 3º, 4º e 5º ano, reconhecendo que a alfabetização é um direito fundamental e uma base para o aprendizado futuro, e que se inicia ainda na Educação Infantil.
Para que esse título pudesse ser alcançado diversos projetos pedagógicos vem sendo desenvolvidos nas escolas, principalmente após a pandemia de COVID-19. Silvia conta que o período sem a convivência em sala de aula prejudicou o desenvolvimento dos alunos. “Desenvolvemos muitos projetos paralelos de recuperação para que os alunos não fossem mais prejudicados. Hoje temos uma estrutura sólida de ensino, de qualidade de ensino e aprendizagem.”
As ações incluíram adesão à política de alfabetização em regime de colaboração, a capacitação de Educadores: Formação contínua para professores de todas as etapas de ensino, a mobilização das escolas e CMEIS em ações que promovem a leitura e a escrita, o monitoramento e a avaliação, além da distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização. O município ainda realizou ações institucionais da rede com foco na recomposição das aprendizagens e/ou apoio pedagógico complementar, entre outras.
Para Silvia, o momento é de reconhecer que a gestão feita na educação nos últimos anos está no caminho certo. “Receber o Selo Ouro não é só reconhecimento, é incentivo para que os professores, educadores em geral do nosso município continuem se dedicando, e principalmente a gestão continue acreditando nos profissionais, e os qualificando ainda mais” conclui a Secretária.
Via: Assessoria Município de Corbélia - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS