Dilvo prestigia o dia de campo da Coagru e cita papel da intercooperação
Um dos líderes presentes na abertura dos trabalhos foi o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que esteve em Ubiratã acompanhado de gerentes da cooperativa com sede em Cascavel.

Líderes cooperativistas, autoridades, produtores rurais e técnicos agropecuários de Ubiratã e da área de abrangência da Coagru participaram nesta sexta-feira, 9, de Dia de Campo de Inverno da Cooperativa Agroindustrial União. O presidente da Coagru, Cavalini Carvalho, agradeceu a presença de todos e disse que o evento, no campo experimental da cooperativa, é uma grande oportunidade de crescimento, para ter acesso a novas informações, ampliar a rede de contatos e parcerias e estabelecer futuros negócios.
Um dos líderes presentes na abertura dos trabalhos foi o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que esteve em Ubiratã acompanhado de gerentes da cooperativa com sede em Cascavel. Dilvo destacou o papel do cooperativismo como agente de transformação da realidade do campo e de avanços sociais e econômicos promovidos pelo movimento nas regiões nas quais está presente. “Esse modelo de união é um dos mais eficientes já concebidos pelo homem. Ele cria, por meio do cooperativismo, a oportunidade de participação ativa, de voz em decisões estratégicas e de crescimento por meio de projetos realizados coletivamente”.
Dilvo destacou o papel da intercooperação, um dos sete pilares do cooperativismo. Por meio desse instrumento, cooperativas têm a chance de unir forças para crescer e melhorar ainda mais os resultados dos seus cooperados. “É exatamente isso o que a Coagru e a Coopavel fazem há um ano. Estabelecemos uma parceria inicial na área de fertilizantes e os resultados são tão bons que agora esse esforço comum passa a ser ampliado, abrangendo inúmeras outras áreas”. A Coagru, conforme Cavalini Carvalho, sente-se feliz em ter a Coopavel como parceira, trabalhando juntas para fortalecer o cooperativismo e para aprimorar resultados aos seus cooperados e às comunidades.
Além de parceria nas áreas de fertilizantes, bioinsumos, produtos de higiene e limpeza e sementes, Coagru e Coopavel passam a trabalhar com compras conjuntas de insumos, estratégia que poderá trazer benefícios diretos aos cooperados ao reduzir custos e otimizar o fornecimento de produtos imprescindíveis à produção agrícola. “Nossa expectativa é ampliar gradualmente esse trabalho, trazendo melhorias significativas para as cooperativas e seus associados. A união é o caminho para superarmos os desafios que o setor agropecuário tem enfrentado no último ano”, pontua Cavalini.
Quem são
A Coagru existe de 1975 e atua na região do médio vale do rio Piquiri. Atualmente, conta com cerca de três mil cooperados e 900 colaboradores, mantendo unidades em Ubiratã, Campina da Lagoa, Nova Cantu e Anahy. A Coopavel nasceu em 1970, idealizada por 42 produtores rurais que vislumbraram um futuro de prosperidade por meio do cooperativismo. Hoje, a cooperativa está presente em 22 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, reunindo oito mil cooperados e mais de 7,5 mil colaboradores.
O Dia de Campo de Inverno da Coagru trouxe novidades em trigo, aveia, triticale, plantas de cobertura e insumos aos participantes. A atividade integra o programa oficial em comemoração aos 50 anos de fundação da Cooperativa Agroindustrial União.
Mais Lidas
Publicidade