Corbélia intensifica vacinação contra o sarampo para crianças menores de 1 ano
A estratégia está prevista na Nota Técnica nº 63/2025, da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização...

A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia iniciou uma ação de intensificação da vacinação contra o sarampo, com foco especial em crianças de seis meses a menores de um ano (11 meses e 29 dias). A medida segue uma nova recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo aumentar a proteção desse grupo etário com a aplicação da chamada “Dose 0”.
A estratégia está prevista na Nota Técnica nº 63/2025, da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização, e também foi reforçada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA). A ação está sendo implantada nos 399 municípios paranaenses como uma medida preventiva para evitar a reintrodução do vírus do sarampo no território estadual.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação da vacinação é uma ação de bloqueio, especialmente diante do registro de casos autóctones em países vizinhos, como a Argentina. No Brasil, o último caso foi confirmado em junho de 2022, enquanto no Paraná o último registro data de junho de 2020.
“Nosso objetivo é proteger a população mais vulnerável e evitar que o sarampo volte a circular. A Dose 0 é uma medida adicional e não substitui o esquema vacinal do calendário de rotina”, reforça a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Corbélia.
Reforço da imunização
A aplicação da Dose 0 deve ocorrer exclusivamente em crianças entre seis meses e menores de um ano. O esquema vacinal de rotina segue normalmente, com doses da tríplice viral administradas aos 12 e 15 meses de idade.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra ainda que a vacina contra o sarampo está disponível em todas as Unidades de Saúde do município para pessoas de 12 meses a 59 anos que estejam com a vacinação pendente ou incompleta. A orientação é que os cidadãos procurem a unidade de saúde mais próxima e atualizem sua situação vacinal.
Mais Lidas
Publicidade