01 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Relatora concorda com voto de Marcio Pacheco pela punição a Renato Freitas

As denúncias foram protocoladas pelos deputados Delegado Tito Barichello (União) e Ricardo Arruda (PL).

Relatora concorda com voto de Marcio Pacheco pela punição a Renato Freitas
Orlando Kissner/Alep

Nesta segunda-feira (30), a deputada estadual Marcia Huçulak, relatora do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), apresentou parecer favorável à punição do deputado Renato Freitas (PT), com base nas representações SEI nº 08005-21-2024 e SEI nº 08061-61-2024. As denúncias foram protocoladas pelos deputados Delegado Tito Barichello (União) e Ricardo Arruda (PL).

O parecer da relatora segue a mesma linha do voto em separado já apresentado pelo deputado Marcio Pacheco (PP), que defende a aplicação da sanção máxima prevista no regimento interno da Casa: a suspensão das prerrogativas parlamentares — como o direito de participar ou presidir comissões, bem como relatar projetos. Pacheco defende 60 dias de punição e Huçulak, 30 dias.

Para o deputado Marcio Pacheco, não há dúvidas de que a conduta de Freitas configura quebra de decoro parlamentar. “As ações do deputado foram gravíssimas, causaram dano ao patrimônio público e incitaram comportamentos inadequados para um representante eleito”, afirmou Pacheco.

Pacheco apresentou voto em separado ao primeiro parecer apresentado pelo ex-relador Deputado Moacyr Fadel, que apresentou parecer pelo arquivamento do processo.

As acusações indicam que Renato Freitas teria utilizado sua condição de parlamentar para facilitar o acesso de manifestantes ao prédio da Alep, durante protestos ocorridos em junho de 2024. A ação resultou na ocupação do plenário e na interrupção das atividades legislativas.

Hoje os deputados Adriano José  e Dr. Antenor pedindo vistas ao parecer. O Conselho de Ética tem nova reunião agendada para amanhã às 13h, no Plenarinho da ALEP.

Por: SOT/Assessoria Marcio Pacheco - Foto: Orlando Kissner/Alep

Mais Lidas

Publicidade