Serpente Aurinegra volta ao mata-mata da Série D após dois anos e renova esperança de acesso
Comandado por Tcheco, FC Cascavel vence o Uberlândia e garante vaga na segunda fase da Série D; equipe terá novo desafio rumo à Série C

O FC Cascavel está de volta ao mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro. A vaga foi confirmada neste sábado (26), na última rodada da fase de grupos, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Uberlândia no Estádio Olímpico Regional. A equipe aurinegra precisava apenas de um empate para garantir a classificação, mas foi além e encerrou a primeira fase com vitória e moral elevada.
Com o resultado, o Cascavel chegou a 21 pontos e ficou com o quarto lugar no equilibrado Grupo A7. A chave teve como líder a Inter de Limeira, com 30 pontos, seguida de Goiatuba e Cianorte, ambos com 22. Os quatro estão classificados. A vitória da Serpente Aurinegra foi construída com emoção: o lateral Felix Jorge abriu o placar com um belo chute de fora da área, Serginho empatou para o time mineiro logo em seguida, mas Marcão, nos minutos finais, garantiu o triunfo – seu primeiro gol com a camisa do clube.
A classificação marca um importante reencontro do Cascavel com as fases eliminatórias da Série D, algo que não ocorria desde 2022 – justamente sob o comando do técnico Tcheco, que também lidera a equipe nesta temporada. Nas duas edições anteriores, o time paranaense teve as piores campanhas de sua história na competição e sequer passou da primeira fase.
A vitória sobre o Uberlândia foi o 90º jogo do FC Cascavel em edições da Série D, somando seis participações. Destes, 46 foram sob a batuta de Tcheco. No entanto, a experiência do clube em jogos de mata-mata ainda é curta: apenas seis partidas desse tipo foram disputadas até agora. O clube avançou à segunda fase em três edições, mas nunca conseguiu ultrapassar essa etapa.
Agora, o time aguarda o fim da última rodada do Grupo A8, que será disputada neste domingo (27), para conhecer seu próximo adversário. Está definido apenas que será o primeiro colocado da chave, que pode ser o Barra ou o São José-RS. Além deles, Joinville e Marcílio Dias também já estão classificados.
Para conquistar o sonhado acesso à Série C, o FC Cascavel precisa de mais seis jogos – e cada um será decisivo. Com a confiança renovada e a liderança de Tcheco, a Serpente Aurinegra sonha em ir além da segunda fase e fazer história na competição nacional.