Novos leitos de UTI podem não resolver o colapso na saúde
Médicos alertam para necessidade urgente de vacina e conscientização popular para estancar contágio da doença......
O Deputado Estadual Requião Filho esteve reunido esta semana com representantes do Conselho Regional de Medicina e da Sotipa - Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná, para saber a real situação das UTI's nos hospitais paranaenses. O alerta dos profissionais da saúde, que vivem uma rotina desgastante há um ano, é de que o vírus não acabou e que a única maneira que temos de combate-lo é com a vacina.
“Fiquei comovido com a situação, por entender que há necessidade de iniciarmos uma campanha massiva e urgente contra a Covid-19, para conscientizar a população sobre a real necessidade de continuar com os cuidados para evitar o contágio. Os médicos estão trabalhando no limite", advertiu o deputado.
Os médicos que participaram da reunião remota, estão assustados com o avanço do contágio, devido à atitude imprudente de muitas pessoas que estão promovendo aglomerações em festas, praias, ruas e praças. Eles alertam que o tempo de internamento de um paciente comum é de 4 a 5 dias, mas de covid chega a 14 dias em média, podendo passar de um mês.
“Essa demora na recuperação preocupa. É uma doença difícil de ser tratada e somente a vacina pode nos trazer um alento! A necessidade de abrir leitos é inquestionável, mas precisamos também focar esforços na formação e na contratação de mais médicos especialistas em UTIs. E isso pode demorar, mas a vacina não”.
Requião Filho também está protocolando um requerimento ao Governo do Estado cobrando medidas urgentes para a contratação de mais profissionais, para a compra da vacina e para criar campanhas de conscientização popular. No documento, o deputado anexou também as recomendações encaminhadas pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB, sobre as ações necessárias para operacionalizar as unidades de assistência a pacientes graves, durante a vigência da pandemia.
Leia Também
Mais Lidas
Flávio Bolsonaro diz que decidiu deixar o Brasil após alerta de Jair Bolsonaro
Homem de 50 anos fica gravemente ferido após ser agredido com enxada no Conjunto Abelha, em Cascavel
Ação integrada mobiliza forças de segurança para desocupação de espaço público em Cascavel
Motorista perde o controle, arranca poste e atinge carro estacionado em grave acidente no Morumbi, em Cascavel