Motovelocidade: Granado volta a Jerez em busca de novo pódio
Brasileiro foi imbatível na primeira etapa na pista espanhola, mas foca na regularidade para manter a liderança......
O jovem brasileiro Eric Granado continua no próximo domingo (26) sua campanha pelo título do Mundial de Moto-E, categoria de motos elétricas que realiza sua segunda etapa no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. No domingo passado o piloto da equipe Avintia Esponsorama Racing dominou amplamente a prova de abertura da temporada, também no traçado da Andaluzia: foi o mais rápido nos treinos livres, cravou a pole e a melhor volta, e venceu a etapa depois de construir uma boa vantagem sobre o pelotão que vinha atrás.
Apesar da perspectiva de uma segunda vitória em Jerez ser bastante plausível, Granado mantém foco na disputa pelo título e por isso prefere a cautela. “Este é um campeonato curto, com apenas sete etapas, então é importante pontuar bem em todas as corridas. Vou entrar na pista tentando ser o mais rápido, lógico. Mas a meta é sair de Jerez ainda na liderança do campeonato. A briga mais importante é pelo título”, define o piloto da Avintia. Eric Granado soma 25 pontos na liderança da competição. O segundo lugar tem o italiano Matteo Ferrari, da equipe Trentino Gressini, que totaliza 20 pontos. A Fox Sports transmite ao vivo o classificatório no sábado, a partir das 11h00, e exibe também a corrida de domingo, às 5h.
O brasileiro de 24 anos acredita que a etapa do próximo domingo será novamente exigente para os pilotos e motos – em especial para os pneus. “Temos duas situações que se repetirão: os treinos acontecem no horário mais quente do dia, e a corrida será na manhã do domingo, então o clima será mais ameno na largada. Isso significa que o acerto da tarde, no calor, talvez não seja bom para a manhã. É um jogo de xadrez para as equipes desvendarem: como ter um bom acerto para o classificatório e outro para a corrida”, diz ele. “Na semana passada a temperatura ambiente chegou aos 36oC e a do asfalto aos 60oC. Domingo que vem será ainda mais quente. O calor tende a derreter os pneus durante a corrida, também por que na Moto-E nós andamos o tempo todo no limite máximo da moto”, explicou.
De olho nos rivais, Granado também espera o avanço da concorrência. “No Mundial as equipes são muito profissionais e os pilotos são igualmente muito fortes. Vários nomes ali podem vencer no próximo domingo – e a gente tem que ficar esperto com isso. Então, vamos pra pista começando do zero novamente. Temos algumas áreas na moto pra melhorar e também tenho algum tempo pra ganhar com a pilotagem. Legal ter vencido a primeira etapa, mas agora tudo começa novamente. Vamos pra cima”, completou o líder do Mundial de Moto-E.
A vitória em Jerez no domingo passado foi a terceira consecutiva de Granado na categoria, já que ele venceu as duas últimas etapas de 2019. O brasileiro Eric Granado disputa o Campeonato Mundial de Moto-E com patrocínio de Oakley, Shark, Alpinestars e Thinkers, além do apoio de Orbea, Marazul, Edge e Frota.
Classificação dos dez primeiros colocados no Campeonato:
1) Eric Granado (Brasil, Avintia Esponsorama), 25 pontos
2) Matteo Ferrari (Itália, Trentino Gressini MotoE), 20
3) Dominique Aegerter (Suíça, equipe Dynavolt Intact G), 16
4) Lukas Tulovic (Alemanha, Tech3 E-Racing), 13
5) Mattia Casadei (Itália, Ongentta SIC58 Squadracorse), 11
6) Jordi Torres (Espanha, Pons Racing 40), 10
7) Alejandro Medina (Espanha, Openbank Aspar Team), 9
8) Xavier Simeon (Bélgica, LCR E-Team), 8
9) 6) Josh Hook (Austrália, Octo Pramac MotoE), 7
10) Mike Di Meglio (França, EG 0,0 Marc VDS), 6
Leia Também
Mais Lidas
Flávio Bolsonaro diz que decidiu deixar o Brasil após alerta de Jair Bolsonaro
Homem de 50 anos fica gravemente ferido após ser agredido com enxada no Conjunto Abelha, em Cascavel
Ação integrada mobiliza forças de segurança para desocupação de espaço público em Cascavel
Motorista perde o controle, arranca poste e atinge carro estacionado em grave acidente no Morumbi, em Cascavel